segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dando uma de Dostoiévski

Foi 15 de novembro de 1959. Halcomb, Kansas. Um surto de insanidade dominou Perry Edward Smith e Richard Hickock. A notícia de um crime contra a família de um fazendeiro local disparou a criatividade de Truman Capote. E dali, nasceu a obra que, alguns anos mais tarde, revolucionaria o jornalismo. A Sangue Frio transparece o talento deste autor, que busca no impacto das palavras a catapulta para um grande sucesso.
Capote, sempre muito sagaz, arquitetou uma trama de tirar o fôlego, deixando pouco espaço para críticas. Num livro intitulado A Sangue Frio, um tanto contraditório, Truman Capote humaniza os assassinos. Será que ele fez de propósito? Bem, intencional ou não, o que importa é que deu certo. O sucesso fez com que a obra deixasse sua marca na história do jornalismo e provocasse grandes debates.
Entre visitas ao local do crime, investigações, entrevistas e aproximação dos assassinos, Capote dedicou quase sete anos de sua vida no desenvolvimento do livro que ele mesmo considerou sua obra-prima. Essa apuração, porém, gera certa polêmica: Truman Capote não fez uso de gravadores, nem sequer de uma caneta. Assim, a crença na veracidade dos fatos do livro fica a mercê da boa vontade do leitor.
Capote, num ataque de Dostoiévski, descreve os acontecimentos nos mínimos detalhes fazendo com que o leitor mergulhe numa realidade de crime e castigo tão intensa que ele se sente parte dela. Página após página, revelação após revelação, o fenômeno de Truman conquista o leitor e não o deixa abandonar o livro nem para uma fugidinha ao toalete.

1 comentários:

Unknown disse...

Bom texto,bom texto ;)

Então tu tá passando uns dias na varzea,me conta depois sobre a viajem né
hsusehusehsuh

Besos

Postar um comentário